Dubai: paraíso ou inferno?

22fev08

Essa semana o veterano DJ inglês Grooverider foi sentenciado a 4 anos de prisão em Dubai, por porte de drogas. No final do ano passado ele havia sido preso com 2,16g de maconha em sua bagagem. Não é o primeiro caso do tipo nos Emirados Árabes; não é, tampouco, o mais rigoroso, ou o único envolvendo pessoas de destaque. Um executivo da Endemol (empresa criadora do Big Brother) também se encontra preso, pela posse de substâncias proibidas.

No início do mês a organização Fair Trials International soltou um comunicado aos possíveis viajantes com destino aos EA, tratando das leis anti-drogas do país. A decisão de divulgar tal aviso veio quando um inglês foi sentenciado, também a 4 anos de cadeia, depois de serem achadas 0,003g de maconha grudadas em seu sapato. A quantidade não é visível a olho nu, e pesaria menos que um grão de açúcar. Além disso, o prisioneiro fazia apenas uma escala em sua viagem da Etiópia para Londres. Uma turista suíça também foi presenteada com 4 anos, decorrentes de três sementes de papoula encontradas em sua roupa – as sementes eram de um pão que ela comera no aeroporto de Heathrow, ainda na Inglaterra, onde o ingrediente é comum.

Há dezenas de casos como este citados em sites como o da FTI e o Secret Dubai Diary. Os relatos não se restringem a problemas com drogas, há também casos de estupros sofridos por estrangeiros – na maioria dos casos homens – e ignorados pelas autoridades.

Fico imaginando o barulho se acontecessem coisas semelhantes em Cuba ou no Irã; mas os Emirados Árabes são um importante aliado dos EUA, e Dubai é retratada pela mídia como um paraíso na Terra.



1 Responses to “Dubai: paraíso ou inferno?”

  1. 1 Gustavo

    Tenho uma amiga que foi pra Dubai e ela levava drogas, nao sei ao certo o que, mas foi presa na chegada do aeroporto, ela foi contratada por um pessoal pra levar joias e no entanto acabou sendo enganada e presa. Qual a sentença pra isso la? e o que a mae dela pode fazer pra ajudar , seila tentamos contato com algumas autoridades no brasil mas a maioria nao sabe explicar e nem o que fazer pra ajudar! Me disseram que la nao tem embaixada brasileira, é verdade isso? sera que poderia me ajudar? se puder por favor meu e-mail é gubianco@terra.com.br

    Muito obrigado


Deixe um comentário